Descubra como o BIM pode agregar valor aos seus projetos

Imagine a possibilidade de entregar projetos mais eficientes, com redução de custos, prazos e revisões? Neste artigo, vamos te mostrar como o BIM pode te ajudar a agregar valor nos seus projetos de forma eficiente.

Escrito por: 

Picture of Luane Cavalcante
Luane Cavalcante

Imagine um cenário no qual todas as etapas de projetos são otimizadas, os prazos são constatemente atendidos e os custos controlados com precisão.

Agora, visualize equipes trabalhando de forma colaborativa, sendo mais eficientes, eliminando retrabalhos e aumentando a qualidade nas entregas. 

Por fim, pense na possibilidade de ter à disposição, em um único modelo virtual,  todas as informações sobre o projeto, desde a etapa inicial de concepção até as fases de execução e manutenção do edifício. 

Conseguiu visualizar?!

Essa é a promessa do BIM!

O BIM não é apenas uma ferramenta ou uma metodologia; é a promessa de uma gestão de projetos mais ágil, eficiente e conectada. 

A 4ª edição da Pesquisa Cenário Construtivo Brasileiro 2023, realizada pela Thórus Engenharia e Otus Engenharia, revela que o uso do BIM vem crescendo no setor da construção civil à medida que surge a necessidade de superar os métodos convencionais. Neste ano, 64% das construtoras e incorporadoras que responderam à pesquisa afirmaram utilizar a ferramenta no planejamento e desenvolvimento dos seus projetos. Além disso, 90% delas relataram uma redução significativa de incompatibilidades após a adoção da metodologia.

Com mais de 20 anos de atuação, Paulo Mayer, sócio-fundador da MD Plan, relata que  a sua experiência não é apenas como observador, ele se considera parte integrante do processo de implementação do BIM no segmento. “O BIM não é apenas um software avançado com modelos tridimensionais. É um novo modo de pensar, uma abordagem que redefine como concebemos, projetamos e executamos as edificações”, disse o arquiteto. 

Mayer acredita que atualmente estamos passando por uma mudança de paradigma que capacita os profissionais a moldar o futuro da construção através da inovação e do trabalho colaborativo, e para ele, o BIM é a peça-chave dessa revolução. 

À medida que o mundo se adapta às crescentes demandas por eficiência, sustentabilidade e inovação, o BIM surge como uma solução que muda a forma como os projetos são concebidos.”, enfatizou. “Países ao redor do mundo já estão adotando a metodologia como padrão para projetos de infraestrutura e construção e aqui no Brasil grandes empresas já perceberam os seus benefícios e estão fazendo essa transição.

Diante desse contexto, ainda resta alguma dúvida de que o BIM é mais do que uma tendência passageira?

Dados do setor demonstram que a adoção da metodologia, dentre outros benefícios,  pode resultar em uma economia de até 20% nos custos de uma obra e uma redução de até 30% no tempo de desenvolvimento de projetos de edifícios complexos. 

Porém, antes de nos aprofundarmos em números e estimativas, é importante que você entenda como essa ferramenta pode te ajudar a agregar valor aos seus projetos.

1°- A incerteza se transforma em previsibilidade!

Você sabia que o BIM permite simulações e visualizações avançadas do empreendimento desde a fase de concepção?!

A  ferramenta possibilita que os projetistas criem modelos digitais detalhados que incorporam não apenas geometria, mas também informações sobre materiais, custos, cronogramas e desempenho.

Além disso, oferece a possibilidade de realizar análises e simulações em tempo real, garantindo maior segurança, identificando possíveis problemas e evitando contratempos indesejáveis durante a fase de execução. 

2°- A compatibilização entre disciplinas deixa de ser um obstáculo e se torna uma vantagem competitiva!

Segundo a “Pesquisa Cenário Construtivo Brasileiro 2023”, a falta de compatibilização aparece como o principal desafio enfrentado pelas construtoras e incorporadoras, seguido pela falta de informações e detalhes.  

Sabemos que problemas com compatibilização muitas vezes resultam em conflitos que podem comprometer a qualidade e a eficiência dos projetos. No entanto, com o uso do BIM, a compatibilização entre as disciplinas de projeto, como arquitetura, estruturas e instalações, acontece desde o início!  

A integração de dados e a transparência promovida pela ferramenta também garante que todas as partes envolvidas tenham acesso às informações  de forma rápida e precisa, facilitando a tomada de decisões, a otimização de recursos e tornando a comunicação entre as partes interessadas mais eficiente.  

3°- A agilidade não é mais um desejo, é uma realidade! 

Durante a fase de construção, o BIM continua a agregar valor, prevendo com precisão o uso de materiais e recursos, evitando desperdícios, reduzindo custos e, consequentemente, aumentando a produtividade no canteiro de obras. 

Com informações detalhadas e atualizadas disponíveis em tempo real, as equipes que atuam na execução da obra podem tomar decisões de forma ágil e assertiva, adaptando-se a mudanças no projeto, condições do local, dentre outras variáveis. Isso não apenas impulsiona a produtividade e a eficiência, mas também economiza tempo e recursos.

Agora que você já conhece alguns benefícios do BIM e como eles podem te ajudar a agregar valor ao seus projetos, o que acha de começar a entregar projetos de alta qualidade de forma mais rápida e eficaz? 

Conecte-se conosco! E descubra como o BIM pode ser a chave para o sucesso dos seus empreendimentos!

topics

lastest posts

similiar
articles